terça-feira, 27 de setembro de 2016

A pessoa com deficiência na minha história de vida

A lembrança mais antiga que tenho é sobre a primeira pessoa com Síndrome de Down que conheci. Seu nome é Tatiana. No ano de 1994 eu estava na pré-escola. Nesta época, imagino que devido a falta de informação, estrutura na educação pública e o preconceito em relação às pessoas com deficiência, a família dessa moça não sabia lidar com a situação. Tatiana vivia confinada dentro de sua casa. Quando saia com sua mãe, dificilmente interagia com alguém. Me lembro que quando eu a via sentia medo, pois eu tinha 6 anos e não entendia o porquê dela ser diferente. Tenho notícias que com o passar do tempo, a mãe de Tatiana conheceu a APAE e a história mudou.


Além disso, tenho uma prima surda. Aos quatro anos de idade ela contraiu meningite. A sequela dessa doença foi a perda da audição. Na época ela morava na cidade de Americana/SP. Lá estudava em uma escola que tinha salas exclusivas para crianças surdas. Nessas aulas ela aprendeu alguns sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Depois se mudou para a cidade de Parisi/SP. Na escola estadual que passou a estudar não haviam salas exclusivas, portanto começou a estudar com crianças ouvintes. Ela foi matriculada em uma série anterior a sua idade para que ficasse na mesma sala que seu irmão. O fato de estar com seu irmão a ajudou muito e os amigos que ali conheceu se esforçaram para aprenderem a se comunicar com ela. Na família não aprendemos muitos sinais da Libras, conversávamos com ela utilizando mímicas e apenas o alfabeto. Anos se passaram, ela passou a estudar Libras e assim conheceu outras pessoas surdas.

Em 2009, durante minha graduação em Licenciatura em Matemática, tive aulas de Libras com uma professora chamada Maria Ângela. A professora sempre se apresenta a turma, fala um pouco de si e depois anuncia que não tem audição, que nasceu surda. Depois das aulas dessa professora, minha perspectiva sobre a pessoa com deficiência, principalmente a pessoa surda, mudou completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário