terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Acessibilidade e inclusão na cidade de Votuporanga

De que se tratam os termos acessibilidade e inclusão? No contexto da educação especial, acessibilidade refere-se à transposições de barreiras da pessoa deficiente para realização de seus objetivos. Seja na utilização de um banheiro, num passeio na calçada de seu bairro ou na conclusão de um curso superior.

Inclusão refere-se no total atendimento da pessoa com deficiência ao ponto de não existirem dificuldades maiores a ela do que a uma pessoa sem deficiência. Ou seja, um mundo em que quaisquer que sejam as diferenças, não hajam dificuldades maiores a ninguém. Inclusão não é um processo isolado, e sim parte de uma cultura que considera todos os indivíduos diferentes entre si, e que cada um tem a sua limitação (Livro I, Módulo III).

A acessibilidade apresenta seis dimensões (KELARA, 2003 apud SASSAKI, 2009), são elas: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Falarei brevemente das dimensões arquitetônica e comunicacional em relação à cidade de Votuporanga/SP.

A dimensão arquitetônica refere-se ao acesso nos espaços físicos, prédios, casas, calçadas etc. É comum vermos prédios públicos, como escolas e unidades de saúde por exemplo, serem construídos já atendendo às normas de acessibilidade. Porém muitas construções antigas não atendem a essas normas e precisam ser adaptadas. Como exemplo, na cidade de Votuporanga/SP a rua central e as praças vem sendo reformadas atendendo à quem tem dificuldades de locomoção. São construídas rampas de acesso e sinalizadas vagas para estacionalmente. Porém em alguns bairros afastados do centro, as calçadas por exemplo, não apresentam dimensões apropriadas para cadeirantes e para uma adequação correta seria necessária a reconstrução da calçada.


#PraCegoVer: A fotografia mostra uma rua com uma faixa de pedestres que liga duas calçadas largas. Em cada extremidade da faixa existe uma rampa de acesso com corrimão e piso tátil.




#PraCegoVer: Na fotografia é possível ver uma calçada estreita. Em um local existe uma árvore praticamentes no meio da calçada, em outro um poste também no meio da calçada.


A dimensão comunicacional consiste na relação interpessoal. Para cegos por exemplo, os bancos e agência de correspondências saíram na frente quanto à instalação de pisos táteis e placas em texto Braile. Mas são poucas as instituições e lojas que apresentam esse tipo de sinalização. A adequação é fácil, falta apenas a conscientização da população quanto à sua importância. Em relação à utilização de Libras (Língua Brasileira de Sinais), na cidade existem diversos grupos de estudos realizados em igrejas e em escolas (Exemplo: Na Unifev - Centro Universitário de Votuporanga - e no Instituto Federal Câmpus Votuporanga através de cursos de extensão).

#PraCegoVer: Na fotografia é possível ver uma calçada larga com piso tátil que vão até uma rampa de acesso com uma escadaria ao lado. As duas têm corrimão.


A inclusão acontecerá de fato quando houver o atendimento de todas as dimensões da acessibilidade. Em Votuporanga os esforços partem de diversas vertentes, escolas, igrejas e poder público. A Secretaria de Direitos Humanos vem fazendo esforços para realizar o atendimento a pessoas com deficiência, como por exemplo, na utilização de intérpretes (2016, jornal A Cidade). Com o seu comprometimento, a conscientização da população e a utilização da tecnologia a favor da acessibilidade (2015, Tecnomobi) por parte das escolas e instituições de ensino, a situação atual do município pode gradualmente melhorar ao longo do tempo.

Referências:

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16. Disponível em <https://acessibilidade.ufg.br/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319>. Acesso em 28 fev 2017.

DIÁLOGO NORTE-SUL SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Declaração de Kochi. Kerala,
2003 (Apud SASSAKI, 2009).

Jornal A Cidade de Votuporanga. Disponível em <http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2016/08/mais-de-mil-deficientes-auditivos-serao-beneficiados-n31004>. Acesso em 28 fev 2017.

Tecnomobi 2015. Disponível em <http://vtp.ifsp.edu.br/tecnomobi/>. Acesso em 28 fev 2017.

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